Pessoalmente, não hesitaria: Vital Moreira é um excelentíssimo candidato e votaria nele. Infelizmente, irá concorrer pelo PS e o PS nunca terá o meu voto… E o Vital sabe muito bem por quê…

vital09aaa111111.jpg

Sou amigo do Vital há quase 40 anos e tenho o maior apreço e a maior estima por ele. É, sem dúvida, uma das melhores pessoas que eu conheci ao longo da vida e di-lo-ei sempre. E não fiquei nada surpreendido com a indicação do seu nome para cabeça de lista do PS nas europeias. É uma das poucas coisas que eu devo partilhar com José Sócrates: a admiração pelo Vital. Infelizmente, não poderei votar nele e ele… sabe bem por quê. De resto, e sem prejuízo da amizade que nos liga, ele também não votaria em mim, se eu fosse, por exemplo, (e não serei) candidato do BE.

Lembro-me, nesta hora, de uma conversa que tivemos (alguns dias depois do 25 de Abril), quando o Vital assumiu, publicamente, o seu compromisso com o PCP. Eu dizia-lhe que não entendia. Não entendia como, depois da Hungria e da Checoslováquia, alguém como ele podia ainda, à esquerda, reclamar-se da herança do estalinismo ou rever-se nela ou deixar-se confundir com ela. Não importa o que, na circunstância, o Vital me respondeu. De resto, fora ele que me iniciara ao conhecimento de Marx e de Lenine. E de Gramsci. E eu era o discípulo diante do mestre. Lembro-me apenas de lhe ter dito que, depois da Primavera de Praga, não havia mais argumentos para se ser… comunista, à moda do Komintern e de Cunhal. E que ele, o mestre, acabaria por concordar com o discípulo, rejeitando a herança política e ideológica que o conduzira ao PCP.

Há mais de 30 anos que sou vítima, como bracarense, do PS. Não consigo imaginar Vital em campanha, ao lado de todos aqueles que, em nome do PS, me fizeram desacreditar da bondade e da grandeza da política. Pessoalmente, votaria nele, de caras. Politicamente, estou impedido de o fazer. Por uma questão de higiene elementar. Sobra-me apenas a consolação de que ele perceberá isso. E continuaremos amigos.

Boa sorte, Vital! Tenho a certeza de que serás um grande deputado europeu, um dos melhores que já tivemos!….

2 Responses to “Pessoalmente, não hesitaria: Vital Moreira é um excelentíssimo candidato e votaria nele. Infelizmente, irá concorrer pelo PS e o PS nunca terá o meu voto… E o Vital sabe muito bem por quê…”

Read below or Comentar...

  1. Anónimo says:

    Boa cabeça para a lista!
    Mas a voz, cada vez mais fina, não augura nada de bom a este delegado dos socialistas freelance.

Comentar