Improviso para pedir esmola…

A despir-me nas palavras
descurei o guarda-roupa
e a nudez visitou-me
entre rasgões e remendos
não
não me sirvas mais
à mesa do desejo
o vinho
nem a antologia
veste-me apenas
como um sem-abrigo
e diz-me depois
antes não
que me queres assim.

Ademar
30.04.2010

João Semedo: um deputado que nos honra a todos…

seme3004.jpg

É o relator da Comissão de Inquérito e todos já perceberam que o futuro político de José Sócrates está suspenso das conclusões que ele, no fim dos trabalhos, vier a propor (e que a Comissão, certamente, não deixará de aprovar). Outros deputados se têm distinguido: Pacheco Pereira (do PSD); Cecília Meireles (do CDS-PP); João Oliveira (da CDU). Mas João Semedo tem, sobre todos eles, uma pequena vantagem: a vantagem de uma serenidade e de uma experiência da vida, até como médico, que tornam ainda mais acutilantes as suas perguntas e as suas observações. Até Henrique Granadeiro, hoje, não resistiu a prestar-lhe publicamente homenagem, destacando a sua perspicácia e o seu rigor. Homenagem merecida. João Semedo é, de facto, um dos nossos melhores deputados. Fossem todos como ele…

A pílula do dia seguinte de… Sócrates…

grana3004.jpg

Acompanhei a inquirição de Henrique Granadeiro. Não repetirei aqui o que ele disse à Comissão. Mas sobra-me a convicção de que o seu testemunho abriu a cova em que Sócrates, politicamente, será enterrado. O dia 26 de Junho de 2009, mais do que o dia 24, ficará gravado nos anais da história portuguesa como o dia em que um governo encenou uma pantomina para diversão e engano dos portugueses incautos. É a expressão máxima de um estilo de governação, em que a verdade e a seriedade não contam: conta apenas o espelho da vaidade de um primeiro-ministro. Pobre país este, governado por gente com tão pouco carácter…

A crueldade de uma sondagem…

bae3004a1.jpg
bar3004b.jpg
bar3004a.jpg
bar3004c.jpg
Diário Económico, 30.04.2010

O filme quase não precisa de legendas: o PS acabará reduzido à sua expressão eleitoral mínima e o PSD fará, sobre o CDS, uma OPA… fulminante. Entre as duas trincheiras deste pobre rotativismo, BE e CDU continuarão a manter acesa a chama da esquerda, capitalizando eleitoralmente a anemia e o subsequente estertor socialista. Passos Coelho nem precisará de aparecer ou fazer campanha para ganhar as próximas eleições: Sócrates, convertido num espantalho, já se lhe entregou…

Faites vos jeux!…

Quem terá sugerido o nome deste rapaz para… ministro da educação?…

zei2904.jpg

Confesso, humildemente, a minha ignorância: a primeira vez que li o nome deste rapaz foi quando, há uns anos, um diário qualquer (não me lembro qual) o indicou como potencialmente… ministeriável (para a pasta da… educação). Posso estar enganado, mas creio que foi em 2005, quando, depois da vitória nas legislativas, Sócrates se preparava para formar governo. Pergunta de um milhão de dólares: quem terá soprado à comunicação social o nome de Zeinal Bava? Henrique Granadeiro? Rui Pedro Soares? Mário Soares? António Almeida Santos? Marçal Grilo? Maria de Lurdes Rodrigues, ela mesmo? Se a Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar quer aproximar-se da verdade que procura… tente descobrir a resposta a esta pergunta…

Não há dois (casamentos) sem três…

fil2904c.jpg
fil2904e.jpg
Correio da Manhã, 29.04.2010

Não discuto vícios sociais. Quem quer divorciar-se, que se divorcie. Quem quer casar, que case. Quem quer namorar ou foder (simplesmente), que namore ou foda (simplesmente). É-me completamente indiferente. Apenas dispenso comédias, farsas e tragédias. E por uma razão muito elementar: é que não me dizem respeito. Nem eu quero que digam…