Quereis saber o que é uma canalhice editorial? É isto!…

coocan.jpg
Correio da Manhã, 30.04.2008
Depois de ler este título, que serve de manchete à edição de hoje do CM, que pensará o leitor mais incauto ou distraído? Que a violação se deu na escola ou num contexto conotável com a escola. A qualificação da vítima como “ALUNA” não pretende outra coisa, senão passar a ideia (ou a impressão) de que o crime está, de algum modo, associado à escola. A impressão, aliás, é reforçada a encarnado, quando o título sublinha que três dos supostos violadores são “colegas de escola” da vítima.
Chama-se a isto, num português que todos entendem, canalhice editorial. Só faltará mesmo agora que o Expresso , na sua edição on-line, publique as imagens da violação, que algum dos “ALUNOS” agressores, certamente, terá registado no telemóvel…

Duas imagens com endereço…

franebaix.jpg
Janeiro de 1995. Aveleda. O Francisco e o Baixinho. O Francisco tem hoje 15 anos. O Baixinho teria um pouco mais, se ainda existisse. Não sei se a Laura conhece esta fotografia. Se o Segundo Volume do Diário fosse ilustrado, esta imagem teria de lá estar. Em vários momentos. Há Diários que têm mais vida dentro do que a maior parte dos romances…
fran12.jpg
Julho de 1995. Aveleda. Ainda o Francisco. À direita, estava a Laura, que não aparece na fotografia. A memória extravasa sempre o olhar…

Valter Lemos já foi demitido?… (58)

seccccc.jpg
Público, 01.03.2008
Quando um secretário de estado censura, publicamente, a actuação política (ainda que no passado próximo) de um colega ministro… que deverá fazer um primeiro-ministro (mais a mais, quando ele próprio fazia parte também do governo censurado)?
Duas hipóteses.
Hipótese 1
Cruza os braços e assobia para o ar, fingindo que não é nada com ele ou que ninguém percebeu.
Hipótese 2
Dispensa liminarmente os serviços do secretário de estado, ainda que ele possa ser seu amigo.
Um primeiro-ministro que assobie, covardemente, para o ar e faça de conta… só poderá merecer o desprezo do país…
Um primeiro-ministro que afirme a sua autoridade… merecerá, pelo menos, o respeito dos seus ministros.
Chegou a hora de José Sócrates mostrar o que vale como primeiro-ministro.

Improviso sobre um azulejo…

azule.jpg
Uma criança perguntou-me hoje
se a felicidade podia ser estampada
num azulejo
estampada não
respondi
tecida apenas
a fonte da felicidade
está no tear
(expliquei-lhe o que era um tear)
e na inteligência das mãos
que distinguem e entrelaçam os fios
disse-me que entendera.

Ademar
29.04.2008

Modesta sugestão editorial a Paulo Teixeira Pinto…

guimtp.jpg
Como se sabe, Paulo Teixeira Pinto, ex-presidente do BCP e badaladíssimo poeta (na voz, sobretudo, de Mário Crespo), comprou há pouco tempo a Guimarães Editores. Eis aqui um livro do catálogo da secular editora que mereceria ser reeditado. Ninguém, de resto, melhor do que Teixeira Pinto para perceber a exuberância metafórica e a actualidade deste excelente romance de Joaquim Paço d’Arcos…