Improviso quase religioso …

Discordarei do mar
enquanto a terra me for tão próxima
tenho saudades de ondas
que façam parte de nós
e nos prolonguem
já nos vimos tão perto
de todos os cais
já tivemos um pé
em todos os barcos
já fomos livres
de nos prendermos
talvez nos falte apenas a sabedoria
do amanhecer ou do pôr-do-sol
uma espécie de livro sagrado
antes da sagração de todos os deuses.

Ademar
31.01.2008

Um Bastonário que não tem medo de erguer e aplicar o bastão!…

antma.jpg
Não apreciei, lamento, a aparente e excessiva colagem ao PS, mas… reconheci o Marinho dos bons velhos tempos. Tens razão, pá: não mudaste nada! Sempre te conheci assim, desde os bancos da Faculdade: frontal, corajoso, combativo, sem papas na língua. Mesmo que nem sempre possa estar de acordo contigo, reconforta-me que sejas o Bastonário de uma Ordem a que me recusei a pertencer (a tal tensão, de que falavas, entre as ilusões e os ideais…) e que, durante tantos anos, esteve entregue às silhuetas dos poderes instituídos e instalados. Sob a tua direcção, eu tenho a certeza de que a Ordem será, finalmente, uma grande Desordem: para higiene de todos nós, digo, do país. Não ajoelhes e estarei sempre, criticamente, do teu lado, camarada!…

Só há duas soluções possíveis: substituir este povo por outro ou mudar, radicalmente, a escola…

esc.jpg
Visão, 31.01.2008
Os alunos “não têm interesse pelas aulas, aproveitamento, educação” e o professor “enfrenta dificuldades para ensinar seja o que for”. Todavia, os alunos “adoram a escola”…
Duas perguntas quase socráticas:
1- Por que será que os alunos “adoram a escola”, mas “não têm interesse pelas aulas”?
2- Se não é possível importar alunos de outros países (porventura, mais civilizados) e exportar os que temos (ninguém os compraria), por que não tentamos, simplesmente, mudar a escola e fazer com que as “aulas” se tornem um pouco mais atractivas e estimulantes para os alunos?…
É que se o problema está só no lado dos estudantes, estamos lixados…
Declaração de interesses: sou professor do ensino secundário e pai de três filhos, dois ainda a frequentarem o ensino básico.