O parto mais demorado…

museu10.jpg
Público, 30.06.2007
Foi ontem inaugurado, finalmente, o Museu Regional de Arqueologia D.Diogo de Sousa, em Braga. No site do Museu ainda hoje pode ler-se: “O Museu está encerrado ao público, prevendo-se a sua abertura no último trimestre de 2004.” Na verdade, era assim há mais de… 17 anos…
Fico feliz por todos os amigos que, contra ventos e marés, ao longo de muitos anos, se bateram pelo Museu e pela salvação e dignificação do seu espólio. E, muito especialmente… parabéns, Isabel!

Improviso concelebrante…

Há pensamentos vedados à palavra
talvez por isso tu fales tão pouco
pensamentos em que intimamente tropeçamos
que nos baralham por dentro e por fora
pensamentos nus porventura indecentes
ainda que em corpo ausente
essa ideia talvez tardia de uma outra família
que não passeie numa caixa de madeira
uma família profana
gente que simplesmente reúne e brinca
e celebra a vida reinventando novos altares
como ela merece ser celebrada.

Ademar
29.06.2007

«Um dia, Deus nosso Senhor vai levar Fidel Castro embora», disse Bush…

bushefidel.jpg

http://www.agencianova.com/data/fotos2/40425_imperialismo.JPG

Eu não sabia que o presidente dos EUA reconhecia a deus, um deus qualquer, um poder superior ao seu (dele). Mas a verdade é que a história não mente: apesar de todos os esforços da CIA e organizações congéneres, em quase cinquenta anos, Fidel ainda está vivo. De facto, na peculiar óptica de Bush, só deus pode acabar com ele…

A higiene do riso…

inimigo.jpg
Público, 29.06.2007
Rio todas as sextas-feiras com o Inimigo Público, o suplemento humorístico do Público. Não conheço melhor terapia para esta condição (por vezes, tão deprimente) de ser português. Felizmente, o governo não controla o Inimigo Público. Senão… já teria sido encerrado…

vieira.jpg
24horas, 29.06.2007
Se é verdade que um médico afixou no Centro de Saúde um cartaz em que se podia ler “ESTÁ NUM SAP, CORRE PERIGO DE VIDA. FAÇA COMO O MINISTRO DA SAÚDE. FUJA!”, e a Directora do Centro pactuou com a afixação e não mandou imediatamente retirar o cartaz, o Ministro da Saúde fez o que qualquer pessoa no seu lugar faria. Os utentes de um Centro de Saúde não podem ser confrontados com mensagens deste tipo, por mais engraçadas que pareçam ou possam parecer. Já basta o que basta!…

Governo coloca Vieira (do Minho) no mapa!…

A maioria dos portugueses, provavelmente, nunca ouvira falar de Vieira do Minho. Já lá vai. A Directora Regional de Educação do Norte, que teria mandado regressar à sacristia o padre que preside aos destinos do município, e agora o Ministro da Saúde, que exonerou a directora do Centro de Saúde local por causa de um cartaz, colocaram finalmente Vieira no mapa. Aqui têm a prova…

mapa.jpg

Escolas…

A professora, primária, do meu filho Henrique (9 anos) “convocou” os pais para hoje, entre as 10:00 e as 12:00 horas. O director de turma do meu filho Francisco (14 anos) “convocou” os pais para hoje, às 15:00 horas. As escolas e os professores continuam a partir do sacrossanto princípio de que os pais não trabalham… ou, se trabalham, podem faltar livremente. Depois, as escolas e os professores queixam-se de que os pais não aparecem…