O despautério nas primeiras páginas…

titso.jpg
Em alturas de vacas magras e de aperto financeiro, o mínimo que se pode exigir a quem governa é… coerência entre o discurso e a acção. Sabe-se, porém, que num país minado pelo catolicismo (que, em geral, não passa de uma fachada), a hipocrisia é lei. Os mesmos governantes que todos os dias nos falam do défice… nunca se coíbem, por exemplo, de renovar periodicamente a frota automóvel dos ministérios com carros topo de gama. Na administração dos mandarins, vale tudo. Há sempre um lugarzinho de assessor ou de conselheiro para os amigalhaços de ocasião, “cunhados” ou não. Eu nem preciso de estatísticas ou de relatórios: sei que é assim, porque conheço muito bem o país e a administração pública e sei de que carne é feita a espécie que nos governa. Por isso, estes títulos do Sol e do Público só podem surpreender e indignar os incautos. Portugal, não me cansarei jamais de o dizer, não se recomenda à decência, nem tem conserto…
Há sempre alguém que, de uma forma ou doutra, paga a factura…

A via-sacra de um “engenheiro”…

certso.jpg
Expresso, 31.03.2007
O Expresso consegue hoje um feito assinalável: dedicar a “manchete” e quase duas páginas a uma não-notícia. O “dossier” das habilitações do primeiro-ministro fora aberto e esgotado pelo Público. O Expresso, em bom rigor, só consegue acrescentar-lhe um dado novo, mas irrelevante: que o certificado de licenciatura de Sócrates foi assinado num domingo pelo reitor da Independente, Luís Arouca, e pela sua filha, chefe dos serviços administrativos…O mais… já o Público divulgara.
Chama-se a isto, em bom português, vender gato por lebre…

Curtições…

catal.jpg
JN, 31.03.2007
Quando alunos do secundário me dizem que vão, em grupo, passar uns dias a Lloret del Mar ou a Palma de Maiorca, eu já sei o que isso significa: desbunda. Muito álcool, muito sexo, e drogas à discrição…. As direcções das escolas sabem perfeitamente que é assim e só os idiotas ou os ingénuos se surpreendem com os resultados destas viagens… Convém aliás dizer que, em alguns casos, são os próprios professores acompanhantes (sobretudo, quando jovens) que estimulam e favorecem o arraial, ajudando à missa. De vez em quando, os rebanhos excedem-se, como é de sua vocação, e lá aparecem os testemunhos compungidos dos moralistas de serviço…
Não há solução para isto. E se há… ela não está na escola, mas em casa. Escola secundária que eu dirigisse não patrocinaria viagens de finalistas. Se os meninos e as meninas quisessem ir desbundar em rebanho para Lloret del Mar ou Palma de Maiorca… que fossem com os paizinhos e as mãezinhas e estes que se responsabilizassem pelos desmandos. Transumâncias requerem o enquadramento de pastores especializados…

Um escarro em forma de… ministro…

giertych_roman.jpg
Digo-vos que este rapazola dá pelo nome artístico de Roman Giertych. Digo-vos também que é, desde criança, criacionista (não consegui apurar se sabe de cor o Génesis). Odeia de morte os “paneleiros”, perdão, os homossexuais, que considera uma aberração da natureza. Se pudesse, lapidaria as mulheres que abortam e correria da Europa a pontapé judeus, muçulmanos e afins. Sexo… só na constância do matrimónio consagrado e para produzir criancinhas. Preservativos… nem vê-los, que o papa não autoriza. Imaginai o resto…
Não quero chocar-vos, leitores, mas este rapazola é, actualmente… o ministro da educação da Polónia….

Este é o meu corpo em chocolate. Pai: porque não deixais que me lambem e que me comam?…

cristochocolate.jpg
O projecto do escultor Cosimo Cavallaro para a galería de arte do Hotel Roger Smith era… apetitoso, mas os católicos de Nova Iorque sentiram-se ofendidos na sua sensibilidade, manifestaram-se, protestaram e conseguiram, finalmente, impedir que Cristo, em chocolate, fosse lambido e comido na “semana santa”. Em vez disso, o ilustre crucificado (de costas, na foto) derretará naturalmente na oficina do escultor. Metáforas…

Suave e nocturno milagre…

soeur-miraculee1.jpg
Eis Marie-Simon-Pierre, a freirinha francesa que se diz miraculosamente curada da doença de Parkinson, por intercessão nocturna de João Paulo, o Segundo. O jornal Le Figaro vem acumulando, sobre o evento, notícias também elas miraculosas. Não há-de tardar muito que se saiba que Marie-Simon-Pierre é também devota, diurna, de Le Pen e que tem visões sobre o futuro de França. A igreja dita católica é um circo….
E eu que julgava que a freirinha queria morrer na cruz como Cristo e sofrer abnegadamente o seu cruel destino, como mandam as autoridades eclesiais. Nada disso: conspirou secretamente para se curar, adiando o sofrimento e o céu, onde certamente encontraria os homens da sua vida. Ninguém entende estas almas castas. Querem o sol na eira e a chuva no nabal…

Tão crescidinhos e com tanta vergonha…

vergind.jpg
DN, 30.03.2007
Não sei se a minha percepção é partilhada por outros, mas sempre que vejo nas televisões reportagens sobre a Independente estranho a idade da maior parte dos alunos que aparecem a depor. Parecem todos demasiado crescidinhos. Serão assessores da Caixa Geral de Depósitos?…